Newsletter subscribe

Sustentabilidade

Shopping na Suécia vende apenas produtos reciclados

ReTuna Recycling Galleria
Posted: 12 de May de 2017 at 16:22   /   by   /   comments (0)

Segundo um relatório do Banco Mundial, são produzidas 1,3 bilhões de toneladas de resíduos sólidos por ano no mundo. Desse total, apenas 30% tem um destino correto. O descarte incorreto do lixo acarreta muitos problemas, como contaminação dos lençóis freáticos, alagamento e inundações, proliferação de doenças, poluição e muitos outros.

A criação do Shopping ReTuna e seu objetivo sustentável

Conhecida como um dos países com a melhor gestão de lixo, a Suécia possui um shopping bem diferente dos tradicionais. O ReTuna Recycling Galleria foi inaugurado em 2015, na cidade de Eskilstuna. Este shopping vende somente produtos reciclados e recuperados.

Esta é uma parceria entre o governo do município, organizações sem fins lucrativos e empresas locais. O shopping funciona em três formas:

  1. Depósito de reciclagem: Os visitantes podem descartar móveis ou roupas que não são mais usados. Os itens recebidos são classificados pelos funcionários que também decidem o que pode ser repassado para as lojas do centro comercial reaproveitarem.
    Depósito de reciclagem do ReTuna
  2. Compra: O shopping possui 15 lojas. São comercializados roupas, móveis, utensílios domésticos, artigos esportivos e eletrônicos. Esta parte ainda conta com um restaurante que serve alimentos frescos de origem sustentável.Lojas do Retuna
  3. Showrooms DIY: Várias lojas do shopping ensinam os clientes como reparar itens domésticos, customizar roupas e criar até mesmo suas próprias luminárias.Restaurante do centro comercial Retuna

O ReTuna ainda possui um programa de design, reciclagem e reuso com um ano de duração. Qualquer visitante pode se inscrever.
ReTuna Recycling Galleria

 

O objetivo do shopping é experimentar uma nova maneira de ir as compras, proporcionando um bom preço e reduzindo os danos ao meio ambiente. “A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos” destaca o site do ReTuna.

A população está adorando o empreendedorismo sustentável. Sempre que alguém leva algo para ser descartado acaba levando alguma coisa útil para casa.

Comentários

comentarios

Comments (0)

write a comment

Comment
Name E-mail Website