Receba nossa Newsletter

Design, Destaque

Reinventar a roda? Sim, funcionou!

Escrito: 27 de fevereiro de 2015 às 16:00   /   por   /   comentários (0)

Nas minhas palestras e consultorias para Startups, eu sempre gosto de citar a dica “Não reinventem a roda”, uma analogia muito usada por quem tenta fazer um novo produto ou serviço já existente no mercado, adicionando pouco ou nenhum diferencial ao que já possuímos.

No entanto, abrirei uma exceção, pois o Designer Sam Pearce, literalmente, reinventou a roda. A idéia do projeto inicial nasceu em 2007 e após seis anos de pesquisas e testes foi levado, em 2013, ao Kickstarter, local onde sua meta para produzir rodas com suspensão integral para bicicletas foi alcançado. Menos de dois anos depois, Sam apresenta novamente ao Kickstarter um novo projeto, uma roda muito parecida com sua primeira invenção, mas agora destinada ao uso em cadeira de rodas.

Loopwheels: shock-absorbing suspension for wheelchairs

A Loopwheels, marca criada por Sam para comercializar suas rodas com suspensão integral já é a favorita como Design do Ano (2015), prêmio oferecido pelo Design Museum em Londres. A roda usa um sistema de suspensão integral, o qual permite ao usuário de cadeira de rodas maior conforto ao passar por ruas irregulares, trilhas, grama, cascalhos e outros terrenos irregulares. Além disto, a Loopwheels absorve vibrações deixando a movimentação do cadeirante menos cansativa e mais ágil. Para tanto, ela é feita com fibra de carbono e outros materiais muito leves, o que proporciona a confecção de uma cadeira de rodas mais leve e super resistente, necessitando de pouca ou nenhuma manutenção.

“A criação de uma roda maior para cadeira de rodas não foi fácil. Para cadeiras de rodas, as rodas seriam consideravelmente maiores que as rodas de bicicletas que fizemos em 2013, o que foi um desafio técnico e eu precisava entender as necessidades dos cadeirantes.” Afirma Sam em uma entrevista. “Comecei a conversar com cadeirantes para colher informações. Disseram-me que queriam ser capazes de se locomover mais livremente em terrenos irregulares e sofrer menos com as vibrações no corpo, transmitidas pelas rodas tradicionais.” Conclui Sam Pearce.

O projeto encontra-se, hoje, em fase de captação no Kickstarter e, até o momento da publicação deste post, havia alcançado 10% de sua meta. O prazo para arrecadação é até o dia 06 de abril deste ano e a meta é de 16.000 libras.

Seu Design inovador foi aprovado por usuários de cadeira de rodas que relataram significativa melhora no desempenho ao se movimentar por terrenos irregulares, além de maior conforto proporcionado, resultantes da redução na vibração.

Se você deseja contribuir para que este projeto torne-se um produto viável, faça uma doação neste link e ajude este projeto fantástico a virar realidade.

Comentários

comentarios

About Guilherme Reis

Idealizador do Projeto Lighted Lamp. Consultor no Empreenda 360 e aficcionado por inovação e por projetos que querem mudar o mundo.