Receba nossa Newsletter

Escolha do Editor, Publicações

Por que a Índia cria tantos negócios sociais?

Escrito: 4 de setembro de 2014 às 18:00   /   por   /   comentários (0)

McKay Savage - em CCA Índia tem muitas características semelhantes ao Brasil, como a diversidade, o tamanho continental do país, e uma explosão de desenvolvimento nos últimos anos. Essa arrancada rumo ao desenvolvimento, assim como no Brasil, ainda tem brechas não preenchidas pelo Estado, principalmente nas áreas sociais.

Na Índia, 41% da população vive com menos de US$ 1,25 por dia e 3/5 da população vive na zona rural. São 1,2 bilhão de habitantes, gente demais que precisa de coisa demais. Atender a base da pirâmide indiana significa atender metade dessa população, basicamente.

O país é um fenômeno na área de criação de startups, principalmente de tecnologia. Mas nos últimos tempos, as startups de negócios sociais também têm se destacado no mercado indiano. O próprio governo indiano incentiva a criação destas empresas. Há diversos eventos promovidos pelo Estado para incentivar empreendedores locais a se tornarem empreendedores sociais.

Incentivando os negócios locais, o governo indiano resolve alguns problemas: negócios sociais podem ajudar a aumentar o baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, além de incentivar a inovação e a geração de empregos.

Um dos problemas que a Índia tem que resolver é a distribuição de água potável para atender a população de baixa renda. Além do problema de abastecimento, havia também o problema de saúde. A Sarvajal atua nessa carência, que deveria ser suprida pelo governo, mas não o é. Há muita burocracia, distância e muita gente para atender.

A empresa é baseada em micro franquias que têm uma máquina que extrai água do subsolo e a trata. A água é vendida em galões de um a dez litros, com pagamento feito por moedas, que são colocadas nessa máquina. A Sarvajal atende hoje mais de 75 mil indianos, com as suas 150 franquias. Tornou-se um case de sucesso, tendo seu modelo de negócio estudado pela Harvard Business School e outras tantas escolas de negócios.  Em 2013 ganhou o reconhecimento de uma das dez empresas mais inovadoras da Índia.

A Sarvajal é apenas uma das tantas empresas indianas que se inspiram nas necessidades locais e abrem negócios de sucesso. O incentivo do governo é um dos fatores de sucesso para tantas startups sendo criadas, e conseguindo obter bons resultados, tanto para os empreendedores quanto para a população.

Comentários

comentarios

About Janaina Oliveira

Analista de Comunicação e Marketing, gosta de estudar sobre o mercado, as empresas e como elas podem inovar para fazer um mundo melhor.