Newsletter subscribe

Destaque, Publicações

Plataforma ajuda na reutilização da água do banho

Posted: 6 de February de 2015 at 17:50   /   by   /   comments (0)
Igen Design - divulgação

Igen Design – divulgação

Nos últimos dias, o noticiário tem sido inundado de notícias sobre a falta de água, principalmente na região Sudeste do Brasil. Antes acostumados a verões muito úmidos e a enchentes, a realidade hoje é de seca e de ameaça de falta de água.

Campanhas para um uso mais racional já estão sendo veiculadas, orientando as pessoas a reutilizarem a água sempre que possível para a limpeza da casa, calçadas, descarga, etc. A água reutilizada pode ser a da máquina de lavar e até mesmo do banho, conforme proposta da Gris, uma plataforma que recolhe a água do chuveiro.

Por banho gastamos, em média, de 20 a 30 litros de água. O designer Alberto Vasquez, criador da Gris, acredita que pode-se economizar pelo menos 80 litros de água por dia por pessoa. Em uma família média, isso significa que pelo menos 300 litros, e 1,5 bilhões litros de água por dia num país de 50 milhões de habitante, tal como a Colômbia.

A plataforma Gris é dividida em quatro células interligadas. No centro, forma-se um côncavo que recolhe até 90% da água usada. Depois de um banho, as pessoas podem desconectar as células, que recolhem até 10 litros cada, a capacidade de um balde médio, e utilizar a água. A plataforma conta, ainda, com uma superfície granular antiderrapante, para evitar escorregões e quedas.

Os kits deverão ser vendidos a partir de R$ 60, e serão de fácil montagem, semelhante a mobiliários. Eles ainda não se encontram à venda, mas a expectativa de seu criador é que, em breve, ele esteja nas casas das pessoas ajudando a reutilizar água.

Comentários

comentarios

About Janaina Oliveira

Analista de Comunicação e Marketing, gosta de estudar sobre o mercado, as empresas e como elas podem inovar para fazer um mundo melhor.