Newsletter subscribe

Destaque, Tecnologia

Película fotovoltática produz energia eletrica para edifícios

Posted: 20 de February de 2015 at 19:54   /   by   /   comments (0)
Ricardo Diaz - em CC

Ricardo Diaz – em CC

Energia tem sido um dos assuntos mais em pauta nos últimos tempos. A provável escassez que o Brasil deve enfrentar nos póximos meses (ou até anos, ainda não se sabe), tem provocado discussões e buscas por alternativas às energias geradas por hidrelétricas e termelétricas.

Uma das maiores fontes de energia que a humanidade possui é o sol. Em alguns países, como no Brasil, ele é abundante, e pode ser aproveitado o ano inteiro. Há quem já utilize painéis solares para captar energia solar e converter em energia elétrica, mas esta pequena “usina” ainda é cara, custa em média R$ 14 mil.

A startup Oxford Photovoltatics está desenvolvendo um vidro especial que tem a capacidade de transformar a energia solar em energia elétrica a um custo mais baixo que das atuais placas solares. As células solares eficientes que podem ser aplicados como uma película fina para fachadas de vidro, como um insulfilm.

O objetivo da startup é entregar um produto altamente escalável para o mercado da construção civil, para que a aplicação seja feita nas novas edificações, numa tentativa de deixá-los o mais autosuficiente possíveis. A tecnologia é capaz de fornecer uma porcentagem significativa de demanda de energia elétrica do edifício diretamente a partir da energia solar.

A solução ainda não está disponível para o mercado, mas em breve, segundo o CEO da Oxford Photovoltatics, estará nas novas obras de todo o Reino Unido.

Comentários

comentarios

About Janaina Oliveira

Analista de Comunicação e Marketing, gosta de estudar sobre o mercado, as empresas e como elas podem inovar para fazer um mundo melhor.