Newsletter subscribe

Design, Destaque

A Avó Veio Trabalhar e a inclusão social dos idosos

Posted: 16 de January de 2015 at 18:54   /   by   /   comments (0)
A Avó Veio Trabalhar - divulgação

A Avó Veio Trabalhar – divulgação

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até meados deste século, 30% da população no Brasil e em outros 64 países, terão mais de 60 anos. Em 1950, a expectativa de vida não passava de 50 anos nos países desenvolvidos. Hoje, ela é superior a 80.

Com o envelhecimento da população, vários novos desafios surgem: como lidar com a saúde, como oferecer dignidade a estas pessoas, questões previdenciárias, relações de trabalho… A lista é grande, e ainda não sabemos como lidar com ela. As pessoas se aposentam, e não há muitas oportunidades mais, fazendo com que o idoso, muitas vezes, sinta-se excluído de círculos sociais e até mesmo inútil.

A Avó Veio Trabalhar é um projeto de aprendizagem, partilha e empoderamento, que através de trabalhos tradicionais e do design, aumenta o poder de intervenção dos idosos na sociedade portuguesa. Pessoas com mais de 60 anos participam do projeto, que cria luvas e outras peças exclusivas reaproveitando suéteres antigos. A primeira coleção, batizada de One, foi lançada em meados de dezembro do ano passado. As luvas são bordadas e ganham desenhos coloridos feitos por eles.

O projeto tem como objetivo a reinserção social e profissional dos idosos, além de estimular o impulso empreendedor e criativo deles, a partir do design como uma das ferramentas de inclusão social, promovendo o codesign e a coprodução de produtos e serviços. Através do laboratório criativo A Avó Veio Trabalhar, recupera-se também o patrimônio imaterial português, os saberes não documentados cujos idosos são guardiões e transmissores, e canaliza-se o potencial empreendedor dos participantes, para a formação, produção e comercialização de produtos representativos da comunidade local.

Comentários

comentarios

About Janaina Oliveira

Analista de Comunicação e Marketing, gosta de estudar sobre o mercado, as empresas e como elas podem inovar para fazer um mundo melhor.