Newsletter subscribe

Escolha do Editor, Tecnologia

Aprender matemática nunca foi tão fácil: conheça a Calcule Mais

Posted: 18 de setembro de 2014 às 18:34   /   by   /   comments (0)
Joshua Hill - em CC

Joshua Hill – em CC

Matemática é uma matéria que ou se ama, ou se odeia. Não tem meio termo. Apesar da matéria ser uma das mais importantes na vida escolar, é uma das quais o estudante mais encontra dificuldade no aprendizado. Segundo pesquisa do movimento Todos Pela Educação apenas 10,1% dos alunos do ensino médio aprenderam matemática o suficiente.

Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, aponta que o maior desafio do ensino público hoje é o ensino público de matemática. O problema vem desde o ensino básico: não há professores formados o suficiente para a demanda, e a maioria dos licenciados em matemática acaba indo trabalhar em outros setores, que pagam melhores salários.

Conte ainda com o “medo” que a maioria dos alunos tem da matéria, o que faz com que o aprendizado fique ainda mais comprometido. As iniciativas para incentivar uma melhor convivência com a disciplina são poucas. Sabendo destes problemas, Vandeir Vioti dos Santos criou o Calcule Mais em 2011.

Na época, ele dava aulas de matemática para alunos que iam prestar concursos públicos, e via a dificuldade dos alunos tanto em pagar o cursinho quanto em aprender matemática de um jeito descomplicado. Ele começou a gravar vídeo aulas durante a madrugada, e a disponibilizar gratuitamente no site. São vários vídeos divididos entre diversos assuntos e exercícios resolvidos. Tudo de um jeito bastante lúdico e prático de se aprender. As questões são retiradas de cadernos de exercícios do ENEM, concursos públicos e livros do ensino fundamental.

O MEC já pediu autorização para incluir as aulas do Calcule Mais no Banco Internacional de Objetos Educacionais e no Portal do Professor. O material pode ajudar os professores a complementarem as aulas, tornando-as mais atraentes.

A inspiração de Vandeir para o Calcula Mais veio das vídeo aulas do educador Salman Khan, criador da Khan Academy, que disponibiliza vídeo aulas sobre diversos temas em dez idiomas para mais de 200 países. Vandeir ainda não consegue viver apenas do trabalho com o Calcule Mais, mas espera, em breve, conseguir rentabilizar o projeto e transformá-lo no maior portal de ensino de matemática do Brasil.

Comentários

comentarios

About Janaina Oliveira

Analista de Comunicação e Marketing, gosta de estudar sobre o mercado, as empresas e como elas podem inovar para fazer um mundo melhor.