Newsletter subscribe

Destaque, Tecnologia

Alimentos frescos por mais tempo: conheça o FreshPaper

Posted: 5 de fevereiro de 2015 às 19:51   /   by   /   comments (0)
Fernugreen - divulgação

Fernugreen – divulgação

Enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos vai para o lixo. E 870 milhões de pessoas passam fome e, a cada dia, mais de 20 mil crianças menores de 5 anos morrem deste mal. Segundo a ONU, 26% das crianças em todo o mundo são consideradas raquíticas por desnutrição.

Visto por estes números, o desperdício de alimentos é uma verdadeira catástrofe. Do montante de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados, 44% é composto de frutas e vegetais, os produtos que mais vão pro lixo. Estes alimentos são bastante perecíveis, e muitas vezes não chegam da colheita até a mesa das pessoas em perfeitas condições de consumo, e acabam indo para o lixo.

Kavita Shukla achou uma solução interessante para ajudar a diminuir esse desperdício de um modo simples, inspirada numa receita de família. Em uma visita à Índia, a avó de Kavita ofereceu a ela um chá de ervas que impediam o desenvolvimento de fungos e bactérias no organismo. A partir daí, surgiu o insight para a criação do FreshPaper, um papel biodegradável e 100% orgânico que impede até quatro vezes mais o surgimento de bactérias que uma embalagem comum.

O papel quadrado de cinco polegadas é composto de extratos botânicos orgânicos comestíveis, e é simplesmente colocado em gavetas de geladeira, caixas, sacos e recipientes com produtos. Sem zeólito, permanganato de sódio, carvão vegetal, ou de plástico, o FreshPaper prolonga a vida de um alimento de por duas a quatro vezes mais tempo do que se estivesse em ambiente normal ou mesmo sob refrigeração.

O FreshPaper é uma mistura secreta de ervas – similar ao que são utilizados para fins medicinais – que inibem o crescimento de bactérias e fungos, assim como enzimas degradativas. As folhas podem ser usadas e reutilizada ao longo de duas ou três semanas e em seguida compostadas.

Ao manter os alimentos frescos de uma forma sustentável, reduzindo os custos de transporte, estoque e de energia, o FreshPaper tem o potencial de revolucionar a economia alimentar. A empresa criada por Kavita, a Fenugreen, conseguiu patentear a ideia e distribuir para redes de supermercado e produtores pelo mundo. Com a invenção, a ela pretende diminuir as infecções por ingestão de alimentos contaminados principalmente em países como a Índia, onde o saneamento básico ainda é bastante precário.

Uma rede de supermercados americana fez uma parceria com a Fenugreen: a cada FreshPaper vendido, um é doado para bancos de alimentos ou organizações sem fins lucrativos em países em desenvolvimento e que lidem com distribuição de alimentos. Oito folhas do papel mágico custa US$ 4,99.

Veja o TEDTalks que Kavita Shukla participou:

Comentários

comentarios

About Janaina Oliveira

Analista de Comunicação e Marketing, gosta de estudar sobre o mercado, as empresas e como elas podem inovar para fazer um mundo melhor.